Pages

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

RESILIÊNCIA: O PODER DA RECUPERAÇÃO

Cada passo que damos na fé, temos a certeza de Romanos 8.37: Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Uma nova história tem Deus para nós, que nos levará a refletir sobre os obstáculos do dia-a-dia. Por isso, não desista, acredite você nasceu para vencer.
Quero iniciar a homilia de hoje com uma ilustração bastante antiga e muito conhecida por todos nós para falar sobre resiliência. Você sabe o que é Resiliência?

ILUSTRAÇÃO:

Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda. Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.
O fazendeiro foi rapidamente ao local do acidente e avaliou a situação. Certificando-se de que o animal não se machucara, mas, pela dificuldade e o alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate.
Tomou então a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo, ali mesmo.
E assim foi feito: os empregados, comandados pelo capataz, começaram a jogar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo.
Mas, à medida que a terra caía em seu dorso, o animal a sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo. Logo, os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente, conseguiu sair.
Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo ao dono da fazenda.

Resiliência é a capacidade de certos objetos de voltar ao normal depois de submetido à prova, estresse e tensão; é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Após a tensão cessar poderá ou não haver uma deformação residual causada pela histerese do material - como um elástico, uma espuma ou uma vara de salto em altura, que verga-se até um certo limite sem se quebrar e depois retorna à forma original dissipando a energia acumulada e lançando o atleta para o alto.
A área de RH, dentro da Administração, tomou essa palavra emprestada da física, definindo resiliência como:
“A capacidade de o indivíduo lidar com as adversidades, superar os problemas e obstáculos e resistir as mais diversas formas de pressão sem entrar em colapso, sem se romper”.

Assim como na ilustração, se você estiver “lá embaixo”, sentindo-se pouco valorizado quando já certos de seu desaparecimento, os outros jogarem sobre você terra da incompreensão, da falta de oportunidades e de apoio, lembre-se desse cavalo. Não aceite a terra que cai sobre você. Sacuda-a e suba sobre ela. E, quanto mais terra, mais você vai subindo… subindo… subindo, e aprendendo a sair do buraco

Coloquemo-nos em pé, abramos nossas Bíblias em Romanos 5. 3-5. Leiamos:

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Diante deste texto que nós lemos e diante destas verdades que já temos compartilhado, eu quero vos pregar o seguinte tema:


RESILIÊNCIA: O PODER DA RECUPERAÇÃO.
                       


Em primeiro lugar,...
                        F. T.:... A Resiliência através das tribulações produz...
I -... Paciência;

SUPORTAR É VENCER AS TRIBULAÇÕES

Resiliência – A capacidade de lidar com conflitos

Você já reparou que parece que algumas pessoas têm tudo de forma mais fácil ou conseguem passar por problemas sem nenhum “arranhão” enquanto outras parecem ter uma vida acompanhada de sofrimentos? Por que isto acontece? Será injustiça divina? Fraqueza emocional?
Não. Isto se chama:                                                           Resiliência.

Resiliência é a capacidade de passar por conflitos e ficar bem, sem grandes prejuízos.

A pessoa passa por problemas, mas não sucumbe a eles. Algumas pessoas são naturalmente mais resilientes do que outras e, por isso, acabam sofrendo menos, não por causa de uma menor “quantidade” de sofrimentos, mas por não se debilitar tanto ao passar por eles e, assim, consegue viver bem. Pessoas que são mais sensíveis ao sofrimento e cuja capacidade de lidar com eles é menos desenvolvida e natural são mais prováveis de sofrerem mais porque “mergulham” mais a fundo naquilo que aconteceu de ruim, se concentram mais nos problemas. Portanto, uma primeira questão é esta: a diferença de atitude das pessoas com relação ao sofrimento.
Você pode pensar, então, que é injustiça algumas pessoas terem uma maior capacidade para lidar com problemas do que outras. No entanto, mesmo pessoas que não têm esta capacidade naturalmente desenvolvida, podem desenvolvê-la, colocando em prática algumas atitudes diante do sofrimento:
a)    Experimentar a dor;
b)    Falar sobre o que dói;
c)    Se desconcentrar da dor após já ter falado sobre ela;
d)    Desenvolver atitude de não ficar somente concentrado nos sentimentos;
e)    Ter fé;
f)     Ajudar alguém através da empatia,
g)    Se concentrar na solução do problema, e não no problema em si.

Estes são alguns fatores individuais que influenciam no sofrimento de uma pessoa. Existem outros fatores que interferem, também, no sofrimento de uma pessoa além dos fatores individuais, que são os fatores familiares. Como a família (as pessoas que estão ao redor) lidam com o sofrimento? São empáticas ao sofrimento daquele membro da família que está sofrendo? Ajudam? Se disponibilizam a ouvi-lo a fim de que ele se alivie? Dão suporte de alguma forma? Colaboram para que aquela pessoa alimente os pensamentos negativos, compartilhando pensamentos e crenças também negativas? Se une à pessoa para encontrarem uma solução ou permite que ela viva o problema sozinha? Então, as atitudes de quem está ao redor da pessoa que está sofrendo por alguma questão, somado à forma como ela mesma é (os fatores individuais), influenciarão no alívio ou na piora do sofrimento dela.
E, fora estes fatores, está o fato em si que trouxe o sofrimento. Há perdas mais drásticas do que outras. No entanto, por mais que haja sofrimentos piores (por exemplo: morte de alguém comparado a um desemprego – as pessoas tendem a sofrer mais pela morte de alguém próximo do que a um desemprego, apesar de sofrerem, também, por causa de um desemprego), tem-se observado que não são os fatos em si que são os principais determinantes do grau de sofrimento da pessoa, e sim como a própria pessoa é e, portanto, como ela encara o problema.

Em segundo lugar,...
                        F. T.:... A Resiliência através das tribulações produz...
II -... Experiência;

ONDE PODEMOS OBSERVAR RESILIÊNCIA

1. Resiliência na administração: Podemos ver a Resiliência nas empresas que passam por certas crises e conseguem recuperar-se, reerguer-se, saindo vitoriosa.
2. Resiliência na ecologia: Podemos ver a Resiliência no meio ambiente, em frente a um impacto, por exemplo, uma queimada. As raízes depois de certo período podem voltar a brotar. (Jó 14.7-9) Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.
3. Resiliência na engenharia: Podemos ver a Resiliência até no resistente aço usado em grandes estruturas, se mostra flexível, quando é submetido à pressão e ao calor. Exemplos: A ponte Rio - Niterói, a cidade Administrativa de Minas Gerais. O aço cede a pressão, ao calor, mas voltam ao normal.
4. Resiliência na psicologia: Podemos ver a Resiliência na capacidade do ser humano de retornar ao seu equilíbrio emocional após sofrer grandes pressões ou estresse. Depois das perdas, ser querido e de empresa. Depois das enfermidades, dos acidentes. Depois do choro. (Sl 30.5) O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
5. Resiliência na teologia: Podemos ver a Resiliência na teologia através do sofrimento. Sofrimento faz parte do crescimento espiritual até mesmo Jesus ensinou a dar a outra face.

Em terceiro e último lugar,...
                        F. T.:... A Resiliência através das tribulações produz....
III -... Esperança.

O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE A RESILÊNCIA
  1. Pessoas resilientes fazem uma fonte no vale árido

Salmos 84.4-6:

Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá.)
Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.
Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques.

Baca significa lagrimas. O Vale de Baca era chamado também de: O vale das Lamentações, o vale Árido, vale de Lágrimas e vale das Bálsameiras. Este balsamo que crescia ali como planta rasteira, não precisava de água, ele chorava o seu balsamo perfumado que todos sentiam ao cruzar pelo vale de Baca. Todo viajante a Sião passava pelo vale de Baca. Sendo ele árido, caminhantes abriam poços para matar sua sede, o mesmo devemos fazer nós ao cruzar o vale da dificuldade.

2. Pessoas resilientes tiram força da Fraqueza
Hebreus 11.34:
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

3. Pessoas resilientes agarram as promessas:
Isaias 40.29:
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Salmos 28.8:
O Senhor é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido. A força esta na casa de Deus.
Salmos 96.6:
Glória e majestade estão ante a sua face, força e formosura no seu santuário. O crente vai de força em força:
Salmos 84.7:
Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.

4. Pessoas resilientes são levantadas do pó:
Salmos 117.7,8:
Levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado, para fazê-lo assentar com os príncipes. Pó aqui é a expressão máxima de miséria, de pobreza, de necessidade.

CONCLUSÃO:
           
ILUSTRAÇÃO:
AMASSAR UMA NOTA DE DINHEIRO TIRA DELA O VALOR?
TIPOS DE PESSOAS RESILIENTES
1. A Resiliência de José: Odiado, desprezado, ameaçado de morte, vendido como escravo. (Gn 37.19) Vive no Egito 15 anos como escravo. Assediado pela mulher de Potifar, escapa ileso, mas passa 2 anos na prisão. (Gn 39.12-20) Sai de lá para ser o governador do Egito.
2. A Resiliência de Rute: Rute teve 3 pessoas mortas na sua família, seu sogro Alimeleque, seu cunhado Malom e seu próprio marido Quiliom. Moram por quase 10 anos um pais estrangeiro por causa da fome. Volta a Israel, vive com sua sogra e da caridade recolhendo sobra de trigo nos campos de Boaz.
3. A Resiliência de Paulo: (2 Co 11.23-29) São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites... em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo. Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos. Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?
5. Jeroboão não teve Resiliência: (2 Cr 13.20) E Jeroboão não recobrou mais o seu poder nos dias de Abias; porém o Senhor o feriu, e morreu. Por quê? Jeroboão fez varias coisas erradas: Fez guerra contra Judá sendo irmãos. Modificou o culto original, colocando 2 bezerros de ouro desviando o povo que peregrinasse até Sião. Expulsou os sacerdotes de Deus, consagrou qualquer pessoa a sacerdote sem ser da linhagem de Levi, com um requisito de 7 carneiros, onde deveria ser dois.
Assim como as fibras de um tapete de nylon recuperam a forma assim que acabam de ser pisadas e amassadas, somos nós depois que suportamos as tribulações. Sejamos pois resilientes no Senhor e Deus nos dará vitória

Amém.


Pr. Luiz Fernando Massunaga

Comunidade Bíblica Adoração. Bauru, 29 de Setembro de 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário