Pages

segunda-feira, 16 de março de 2015

QUE É NECESSÁRIO QUE EU FAÇA PARA ME SALVAR

Texto: E tirando-os para fora disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa (Atos 16.30,31).
Já era quase meia noite quando ocorreu o terremoto que escancarou as portas em que Paulo e Silas estavam presos por causa da pregação do Evangelho. Mesmo presos estavam felizes, pois oravam e cantavam hinos a Deus (Atos 16.23-29).
A pergunta do carcereiro é a mesma que as pessoas continuam fazendo hoje. Pensam que muitas coisas devem ser feitas para serem salvas. E com certeza estão dispostas a cumprirem tudo quanto lhes for ordenado. O carcereiro certamente esperava ouvir uma série de ordenanças a serem observadas. No entanto, ouviu uma só coisa – Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo. É de fundamental importância atentar para o fato de que a salvação não depende de que se faça alguma coisa, e sim, de que se creia no que já foi feito. Não é fazer, mas crer.
A salvação para todo ser humano é uma obra já consumada por Cristo. Quando estava na cruz, as últimas palavras que Ele proferiu antes de render o espírito foram: Está consumado (João 19.39). Portanto, nada mais resta a ser feito. É somente crer e aceitar.
A salvação é um dom gratuito de Deus ao pecador que só pode ser recebido pela fé, como está escrito em Efésios 2.8,9 – Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie.
Note que a morte de Cristo foi a morte de um justo, como está escrito: Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos para levar-nos a Deus (I Pedro 3.18). Ninguém mais, senão Jesus poderia morrer no lugar do pecador, pois não há um justo, nem um sequer (Romanos 3.10). Evidente que um homem pecador nada poderia oferecer em prol da salvação de outro e nem por si mesmo. O pecador, portanto, não pode salvar a si mesmo. Depende inteiramente de Cristo para ser salvo. E foi justamente para esse fim que Ele veio conforme Ele mesmo disse: Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas 19.10). 
Sendo assim, creia em Cristo e receba gratuitamente a salvação que foi conquistada por um elevado preço – a morte de Cristo, como disse Pedro em sua Primeira Epístola 1.18,19: Sabendo que não foi com coisas corruptíveis como prata ou ouro que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes de vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um Cordeiro imaculado e incontaminado. Amem.

Pr. Dionísio Beltrame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário