Pages

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Deus tem sempre mais

II Reis 5:1- 8
Porque a palavra nos diz que Deus tem mais. Ele nos dá infinitamente mais, muito além daquilo que pedimos ou pensamos.
Um indivíduo chamado Naamã, primeiro ministro de guerra da Síria. O exército mais poderoso da época, o texto diz que o Senhor dera vitória a Síria através de Naamã, mesmo ele sendo estrangeiro Deus era com ele.
Homem bem sucedido em todos os aspectos de sua vida, bem casado, bens materiais. Porém ele tinha uma doença degenerativa chamada lepra, que ia tirando sua sensibilidade, corroendo seu corpo aos poucos. Um cara bem sucedido, porém não totalmente feliz, ganhava dos inimigos, mas não conseguia ganhar a guerra contra a lepra.
Em uma de suas investidas das batalhas contra Israel, Naamã, sem querer, não tinha noção do que estava fazendo, pega uma garotinha, uma menina e leva essa garota como escrava  para trabalhar dentro de sua casa, claro que ela foi contra sua vontade.
Naamã não sabia que essa garota vem da linhagem do povo de Deus. No coração e mente daquela menina está a presença de um Deus Todo Poderoso que Naamã não conhecia.
Quando Naamã vem com a garotinha ela vem com a palavra de Deus. E onde a palavra de Deus entra o milagre vem logo atrás. A garota vem trabalhar na casa de Naamã, com a mulher dele.
Essa garota tinha tudo para ter o coração azedo. Estava trabalhando como escrava na casa do homem que liderou a invasão contra sua terra natal.
Porque muitas vezes a crise pode azedar o nosso coração!
Aquela garotinha não estava onde ela queria, mas estava onde Deus queria que ela estivesse. E nós precisamos entender que muitas vezes Deus nos leva a um local onde não estamos a fim de ir.
Nem sempre nós vamos estar onde queremos, porque nós não somos donos de nossas vidas, nós temos um Senhor que comanda!
E quando Deus nos leva para um lugar onde não queremos ir, não podemos deixar nosso coração azedar, não deixe o ambiente mudar a sua história. Mude a história do ambiente onde você está inserido.
A garotinha usada por Deus fala para a mulher de Naamã. Se Naamã, meu senhor, for lá em Samaria, lá tem um profeta da qual ele pode ser curado.
Mas quanto valia a palavra e uma mulher naquela época, ainda sendo estrangeira e nova, a palavra dela não valia nada. Só que a palavra só não vale nada quando não tem testemunho.
Porque quando a palavra é precedida por um testemunho de vida ela começa a ter peso. A garotinha só não falava que Deus era Poderoso, ela vivia um Deus Todo Poderoso na sua história.
A mulher de Naamã então vai até ele e diz sobre a garota.
Naamã ouve o que aquela garotinha havia dito, nasce ali uma esperança no coração dele, mudanças, cura!
Naamã vai até o rei da Siria e fala com ele.
O rei escreve uma carta autorizando a ir, mandando levar consigo ouro e vestes. Entrega a carta ao rei e manda lhes ler a carta.
Naamã organiza sua comitiva e parte para Samaria, chega a Samaria e se dirige ao Palácio e vai até ao rei e lhe entrega a carta.
O Rei fica desesperado! Rasga suas vestes.
A notícia chega até a Elizeu, onde Elizeu manda seu porta voz (versículo 8)
A garota fala para Naamã procurar o profeta e ele procura o Rei.
Preste atenção!
A menina representa o evangelho e o evangelho aponta para uma pessoa, Deus!
E todas as vezes que procurarmos solução em outro lugar que não seja Deus, vamos nos decepcionar.
Nunca perca o foco em Deus!
Nossas vidas não podem estar em mãos de homens, nossas vidas tem que estar nas mãos de Deus, Ele nunca nos desaponta!
Por isso, Naamã ficou decepcionado, confiou na pessoa errada. Mas Elizeu quer falar com Naamã e manda ele ir ter com ele.
Naamã vai até a casa de Elizeu, Jazi o mensageiro atende a Naamã, que vai até a Elizeu e diz que Naamã esta lá fora a sua espera.
Elizeu diz para o mensageiro falar com Naamã. Vá até o Rio Jordão e de sete mergulhos lá!
Naamã ficou furioso( versículo11)
Naamã querendo fazer planos para Deus agir, para Deus o curar, nós também fazemos desta forma.
Naamã ficou nervoso e queria ir embora, mas seus companheiros o incentivaram a mergulhar. Era sua única esperança, Naamã então foi até ao Rio Jordão.
Primeiro mergulho nada, segundo mergulho nada, terceiro... quarto.. quinto... sexto, sétimo mergulho Naamã sai curado.
Naamã volta para a casa de Elizeu (versículo 15)
Ele foi buscar a cura para o seu corpo, mas a Bíblia diz que Deus tem mais.
O desejo de Deus é trazer uma felicidade plena para os seus Deus tem muito mais do que acreditamos ou precisamos. Deus tem mais!
O alerta de hoje é olharmos para Deus nesta trajetória e acreditarmos que Ele faz além do que precisamos.
Que no nosso dia a dia, possamos agir como aquela garotinha, com tantos motivos para ter o coração azedo, mas ela não permite que aquilo penetrasse em seu coração.
Olhe para Deus, procure somente em Deus o socorro, Ele é o nosso socorro.
Qual é a sua lepra? Deposite nos rios do Senhor!
                                    Roberta Luciane 

Nenhum comentário:

Postar um comentário